domingo, 13 de janeiro de 2013

Cláudio Ramos, aos 39 anos: “Sou feliz e estou realizado em todos os aspetos


Foi em ambiente de celebração do novo ano que fotografámos Cláudio Ramos. O apresentador da rubrica Jornal Rosa, da SIC, de 39 anos, confessou não se sentir muito à vontade com as máquinas fotográficas, mas a verdade é que desempenhou na perfeição o papel de modelo. Esta sessão serviu de ponto de partida para uma conversa em que falou de passado, de futuro e dos sonhos que tem para a filha, Leonor, de oito anos.

– Que balanço faz do ano que acabou?

Cláudio Ramos
 – Foi muito bom. Fiz 39 anos, sinto-me feliz e realizado em todos os aspetos. Consegui encontrar um equilíbrio entre a minha vida pessoal e profissional, conformar-me com algumas coisas e perceber que, às vezes, não vale a pena esgravatar tanto... Se as coisas tiverem de ser nossas, acabam por ser, sem gastarmos tanta energia. Tenho muita sorte, pois tenho um trabalho de que gosto, faço o que quero, tenho amigos e uma filha cheia de saúde e brincalhona. Além disso, no meio desta crise, mesmo cortando em algumas coisas, consigo manter o mesmo nível de vida.

– E que desejos e planos tem para 2013?
– É cliché, mas verdade: saúde, porque com saúde conseguimos lutar pelo que queremos e gostava de saber que a minha filha tem saúde para sempre; não quero bens materiais, quero apenas continuar a trabalhar para dar às pessoas que dependem de mim aquilo que elas precisam; também quero lançar dois livros, que estão a ser preparados, e estrear-me no teatro. Quero que a SIC saiba que pode contar comigo e que estou à disposição para fazer outras coisas. E a nível pessoal quero viver um dia de cada vez.

– É dependente de outras pessoas?
– Financeiramente, não, felizmente. Mas emocionalmente, sim. Dependo muito dos telefonemas da minha filha, da minha família, dos amigos. Dependemos sempre mais de uma pessoa que nos é mais querida ou especial, até porque sem afetos a vida era difícil.

– Mas gosta de ter o seu espaço...
– Sim, vivo sozinho e gosto muito da minha solidão, do meu canto. Gosto de, depois de um dia de confusão, chegar a casa e ter as minhas coisas organizadas à minha maneira. Mas também gosto de ter um colo, um ombro quando preciso, uma troca de palavras.

– Sente-se bem com a idade que tem?
– Sinto-me muito melhor aos 39 anos do que aos 29! Tenho cuidados, faço ginásio, uma boa alimentação. Sinto-me muito equilibrado, sou feliz e acho que isso transparece. E emocionalmente estou na melhor fase da minha vida.

– E a proximidade dos 40 não o assusta?
– A única coisa que me assusta nos 40 é que, em princípio, metade da vida já passou. É perceber que o que não fiz até aos 40 talvez seja difícil fazer depois. Alegra-me saber que, quando tiver 50, a minha filha vai ter 18, e eu ainda sou novo e bem-disposto e vou passar pela adolescência dela.

– Ainda lhe falta realizar muitos sonhos?
– Sim... Gostava de viajar mais, de namorar mais, de ter mais tempo para gozar a vida. Gostava de ter mais projetos, conhecer gente e mundos novos, dar muitos jantares, ter muitas conversas e mostrar muitas coisas à minha filha.

– Como é a sua relação com a Leonor?
– Muito boa, de companheiros. Falamos todos os dias, ela é muito generosa e fala muito dos problemas dos amiguinhos. No outro dia, disse-me que gostava mais que eu e a Susana [ex-mulher do apresentador e mãe de Leonor] estivéssemos separados, porque as amigas da escola dizem que os pais estão sempre a brigar. E acho que eu, a Susana e os nossos pais, que são os nossos pilares, temos conseguido educar bem a Leonor. Olho para ela e vejo que se está a tornar uma boa pessoa. E isso, para mim, é o mais importante. Tenho muito orgulho na Leonor.

– Como está a sua vida amorosa?
– Arrependo-me de ter exposto o meu casamento, porque a partir daí senti a necessidade de me explicar à imprensa. Desde essa altura, deixei de falar na minha vida amorosa, porque nós nunca sabemos o que as relações vão dar. Prefiro guardar essas coisas para mim. O que faço é claríssimo e não escondo de ninguém, mas não falo disso, para que não me venha a arrepender.

– No seu blogue tinha um ‘post’ em que se questionava sobre o que é o amor. Já descobriu?
– Sei que tenho um amor incondicional pela minha filha. Mas, tirando o amor de um pai por um filho, não sei se existe um amor para sempre, que é o que todos nós procuramos. Isso parece-me complicado e difícil de gerir. E depois há a paixão, que pode acontecer a qualquer momento. O amor é diferente, tem de ser alimentado. Mas sou absolutamente carnal, gosto muito mais de uma paixão que consiga transformar em amor. Porque acho que isso é que é uma bonita história de amor: manter viva a paixão, mas transformá-la em algo mais sólido.

– Já sofreu muito por amor?
– Não é suposto o amor magoar, mas já sofri muito, porque também me entrego muito. E sofro à minha maneira. O problema é que, quando amamos, a outra pessoa não é nossa. Um dia, essa pessoa pode querer voar para outro lado. Ou nós. E, quando isso acontece, sofremos. Sofro muito, mas depois volto a erguer-me, porque a vida tem de ser assim.


Sharam Diniz,

De passagem por Portugal antes de seguir para Luanda, onde passou o Natal com a família, a manequim Sharam Diniz, que participou recentemente no exclusivo desfile da Victoria’s Secret, sente que, aos 21 anos, está no caminho certo para realizar todos os seus sonhos. “Sou uma pessoa muito ambiciosa e exigente comigo mesma. Trabalho muito até alcançar aquilo que quero. E nunca estou satisfeita, quero sempre mais. Acredito que ter participado no desfile da Victoria’s Secret é o início de uma brilhante carreira. Sinto que agora tudo é possível. Futuramente, gostava de ser a protagonista de uma campanha para uma grande marca”, revelou a manequim, com quem conversámos durante o jantar da L’Agence Models, no restaurante Yakuza by Olivier, em Lisboa. Outro dos segredos do sucesso é a disciplina: “Tenho muito cuidado com a linha. Gostava muito de fast-food e agora, confesso, não como praticamente nada disso. Tenho o acompanhamento de uma nutricionista e vou ao ginásio, não por gostar, mas porque tem de ser. É tudo uma questão de hábito e disciplina.”

Menina da mala Chanel não está arrependida

Pépa Xavier, a jovem blogger de moda que escandalizou meio mundo ao anunciar que um dos seus sonhos para 2013 é conseguir arranjar dinheiro para comprar “uma mala clássica da Chanel”, declarou ontem que não está arrependida do que disse.

Entrevistada no “Jornal de Noite”, Pépa, de 25 anos, autora do blog “Fashion-à-Porter”, disse à pivô Maria João Ruela que todas as pessoas “têm o direito de sonhar” e que as suas palavras foram interpretadas fora do contexto.

“O que disse foi honesto”, sublinhou Pépa Xavier, acrescentando que, além da mala Chanel, exprimiu muitos outros desejos que não foram reproduzidos no vídeo que a Samsung gravou com várias figuras do mundo da moda e que a marca já retirou do ar, na sequência de uma onda de protestos.

Pêpa, que tem um emprego precário e ganha cerca de 700 euros por mês, garantiu ter “perfeita consciência da crise” que atravessamos e que, pertencendo à classe média, também ela e a sua família sentem os efeitos da austeridade.

A jovem blogger referiu, finalmente, que viveu “uma das piores semanas da sua vida”, depois de ter sido criticada e enxovalhada nas redes sociais, onde o vídeo da Samsung “Desejos para 2013” fez imenso furor.

Tudo por se atrevido a confessar publicamente que gostaria de ter uma Chanel…